Cartão de Crédito e Débito

Cartão de Crédito e Débito: Veja qual a melhor opção para você? Destacamos as vantagens e desvantagens do  cartão de débito e crédito para auxiliar você na tomada de decisão. NÃO FIQUE EM DÚVIDA, ESCOLHA CERTO!

 

Há anos atrás era muito comum presenciar seu avô retirando do bolso um bolo de dinheiro, naquele tempo, tudo era pago em espécie. Fato que com a chegada do cartão de crédito e débito, raramente encontramos alguma carteira com dinheiro, geralmente carrega-se o básico para algo eventual, enquanto as contas típicas são pagas rapidamente com o cartão.

 

O cartão de crédito tornou-se nos últimos anos o vilão para maioria dos brasileiros, embora não deve-se ter esta fama, afinal quando utilizado com bom-senso pode ser muito útil.

 

O problema está na utilização, na falta de controle orçamentário e emocional do consumidor. Isso ocorre, pois o cartão de crédito trouxe conveniência e segurança, uma vez que viabiliza o poder imediato de compra, mesmo que o consumidor não disponha de dinheiro no momento do uso.

 

Mas queremos responder à pergunta – Qual usar, cartão de crédito ou débito?

 

Antes de mais nada, precisamos definir o que cada um significa, portanto:

 
Definição de débito e crédito
Sobre a questão levantada acima:

A verdade que não há uma resposta certa, uma vez que há variação de pessoa para pessoa.

 

O cartão de crédito pode ser útil, embora seja muito fácil perder o controle sobre os gastos, no sentido de que o crédito nada mais é que um empréstimo feito pelo banco para você, com um período determinado para pagamento.

 

Passado esse prazo, incidem-se juros sobre a dívida, que com o tempo, podem se tornar uma bola de neve, pois tratar-se dos juros compostos. Porém o pagamento no cartão de débito também tem seus problemas, vamos elencar as vantagens e desvantagens de cada uma das modalidades de pagamento.

Vantagens e desvantagens do Cartão de Crédito

Há vantagens em realizar compra utilizando o cartão de crédito, dentre elas destacamos:

 
  • Possibilidade de parcelamento de produtos caros, muitas vezes sem juros;

  • Postergação de pagamento para o próximo mês;

  • Possibilidade de fazer reserva em hotéis que exigem este meio de pagamento;

  • Obtenção de pontos em programas de fidelidade;

  • Segurança, o cartão de crédito permite que o usuário ande com grandes quantias, liberadas apenas mediante a senha. Além disso, no caso de perda ou furto é possível cancelar rapidamente;

  • Milhas, alguns cartões de crédito acumulam milhas para trocar em descontos e benefícios o que ajuda nas finanças.

  • Praticidade, pois é possível fazer compras online com mais facilidade.

 

As desvantagens do cartão de crédito são descritas a seguir:

 
  • Altas Taxas de juros cobradas quando não há pagamento total da fatura e variam de acordo com a instituição financeira;

  • Pode ser entendido e usado como complemento de renda. Não é incomum encontrar pessoas que fazem do cartão de crédito como, ainda que inconscientemente, sua renda extra. Vale lembrar que o limite do cartão não é renda extra;

  • Fraude, apesar de facilmente identificadas e corrigidas, ainda há muitas fraudes de cartão de crédito;

  • Para quem ainda não possui controle sobre finanças ele pode ser uma péssima opção. Por ser fácil e prático o cartão de crédito incita que o consumidor passe pequenas compras no cartão de crédito, com a sensação de que a fatura virá com um valor baixo. Onde ocorre o descontrole que gera altas faturas de compras desnecessárias.

 
 

Vantagens e desvantagens do Cartão de Débito

Se há debate em qual das modalidades comprar, com certeza é porque o cartão de débito também oferece boas vantagens, das quais, apresentaremos a seguir:

  • Assim, como no crédito também é uma das vantagens a conveniência e segurança;

  • O pagamento é realizado na hora, ou seja, à vista. Sem dívidas posteriores;

  • O cartão de débito é mais aceito em compras por atacado ou com descontos;

  • Facilita no Planejamento financeiro, uma vez que o consumidor não irá gastar mais do que tem em sua conta;

  • Maior possibilidade de receber descontos, uma vez que os comerciantes costumam oferecer descontos nos produtos comprados à vista, ainda que seja em cartão de débito.

As principais desvantagens do cartão de débito são:

  • A possibilidade de cair no Cheque especial. Isso ocorre quando o consumidor passa o cartão com um valor superior ao disponível em conta, sendo assim, o banco pode oferecer o cheque especial, o qual conta com altos juros mensais;

  • Sem parcelamento, pois somente é possível comprar à vista com o cartão de débito;

  • Vínculo com a instituição financeira. Os cartões de débito precisam de um vínculo com uma conta bancária;

  • Dificuldade em obter estorno quando há um erro na cobrança. O reembolso pode ser demorado, o que implica em uma conta sem dinheiro neste período.

Avaliando as alternativas: Débito ou Crédito?

 

As vantagens e desvantagens foram descritas, agora cabe analisar, considerando seu planejamento financeiro o que melhor lhe cai. No geral, orienta-se para que as compras do dia a dia, como supermercado, farmácia, combustível, entre outras, seja colocado no cartão de débito para facilitar no controle, uma vez que são despesas listadas em seu orçamento mensal.

 

Compras de valores mais elevados como, eletrodomésticos, celulares, notebooks, passagens aéreas podem ser compradas com o cartão de crédito, uma vez que é possível parcelar muitas vezes sem juros e também, utilizar os pontos em programas de pontuação. Inclusive, este é outro motivo que pode fazer do uso do cartão de crédito sua preferência, pois caso, esteja participando de algum programa de pontuação vantajoso, talvez seja interessante concentrar a maior parte dos gastos no cartão de crédito, com a intenção de acumular mais pontos.

 

Embora, para isto, você deve possuir amplo controle sobre suas finanças e ter um orçamento mensal minunciosamente descrito, para não haver problemas com gastos acima de suas receitas. 

 

A educação financeira e aliado ao planejamento financeiro são determinantes para alcançar sua Independência Financeira.  Deste modo entender as vantagens e desvantagens do débito e crédito pode ser determinante para alcançar seus objetivos sejam eles financeiros ou não.

 

Considerando todos estes aspectos, cabe somente a você decidir pela melhor opção de uso. Lembrando, se ainda não estiver o controle emocional sobre o dinheiro, prefira o pagamento em dinheiro vivo, pelo maior controle e sobretudo por sentir a “dor da compra” ao ver o dinheiro saindo de suas mãos para de outra pessoa.

 

Algo que você precisa ter em mente é que antes de sair comprando ou investindo seu dinheiro, monte sua reserva de emergência. Uma vez que é a responsável por manter seu equilíbrio e calma nos momentos de imprevistos.

 

Curtiu o material preparado para você? Conte sua história com os cartões, já houve problemas de controle? Se sim, como resolveu?

 

Estamos em todas redes sociais, nos siga e confira todo conteúdo que fornecemos para você. Te esperamos lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja artigos relacionados

PROFISSÃO PCM®️

O Profissão PCM é o maior evento dedicado aos profissionais de PCM do Brasil, com mais de 10mil participantes.

Read More »

FMEA: O que é?

O QUE É FMEA? O FMEA é uma sigla em inglês para Failure Mode and Effects Analysis, ou seja, em português se define como Análise

Read More »